Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Loja que efetuou cobrança duplicada terá de indenizar consumidora

Pela falha na comercialização, estabelecimento foi condenado por danos morais e materiais.

Publicado por Emiliani Nascimento
há 6 anos


Loja que efetuou cobrança duplicada, com a disponibilização de dois produtos, terá de indenizar consumidora por danos morais e materiais. A decisão é da juíza de Direito Maria Rosa Vieira Santos, do 5º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Recife/PE. A ação foi ajuizada também contra a instituição bancária, mas esta não foi responsabilizada.

A autora ingressou com ação contra loja e banco alegando que comprou um forno em 10 prestações, mas, ao utilizar o cartão de crédito, a transação não foi autorizada. Foi, então, realizado novo procedimento. Posteriormente, a consumidora percebeu que sofreu cobrança duplicada em seu cartão, inclusive com a disponibilização de dois produtos. Embora tenha tentado, não conseguiu resolver o problema administrativamente.

A falha na comercialização do produto foi reconhecida pela juíza. Ela observou que a própria fatura do cartão indicava o estorno, mas com posterior cobrança duplicada. “Inexistindo qualquer comprovação do estabelecimento em providenciar solucionar o litígio, resta evidenciada a desídia da loja para com o consumidor."

Quanto ao banco, a magistrada entendeu que não havia elementos para sua condenação, visto que atuou como mero meio de pagamento e dependeria de requerimento do comerciante para distrato do pagamento em razão do erro na venda.

“Não pode a autora suportar o prejuízo por inércia do estabelecimento em dirimir simples questão comercial”, finalizou a juíza, determinando que seja devolvido à cliente o valor do produto, bem como fixando indenização por danos morais no importe de R$ 1 mil.

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações16
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/loja-que-efetuou-cobranca-duplicada-tera-de-indenizar-consumidora/625521996

Informações relacionadas

Cecilia Araújo, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação de cobrança de duplicatas

Vinícius Emanuel, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de pedido de cancelamento / diminuição do limite do cheque especial.

Rose Glace Girardi, Advogado
Artigoshá 5 anos

Renovação automática de assinaturas veja como ela é vista pelo Código de Defesa do Consumidor.

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança Duplicada Indevida Pedido de Dano Material c/c Dano Moral - Procedimento Comum Cível

Gabriela Turibio, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Princípios Fundamentais da CF/88

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)