jusbrasil.com.br
15 de Outubro de 2019

Tesouro Selic: advogada analisa alteração no spread e mudança nas datas de investimento

Entenda a relação entre a alteração no spread com os rendimentos da poupança

Emiliani Nascimento, Advogado
Publicado por Emiliani Nascimento
há 6 meses

Em abril, o Tesouro Nacional anunciou mudanças no spread do Tesouro Selic, recurso muito utilizado para guardar a conhecida “reserva de emergência”.

O Spread (diferença entre a taxa de investimento e a taxa de resgate) serve para evitar as oscilações dos preços praticados no mercado secundário (que são utilizados como referência para o Tesouro Direto) resultando perdas para o investidor ou para o Tesouro Nacional.

A mudança apresentada pelo Tesouro Nacional, para o Tesouro Selic 2025, começou a valer a partir da sexta-feira (05), que passou a ser vendido por uma taxa de Selic mais 0,03%.

Até a data da mudança, o Tesouro Selic 2025, era adquirido a uma taxa de Selic mais 0,02% e vendido a uma taxa de Selic mais 0,06% o que ocasionava situações de desvantagens, em alguns momentos, frente a poupança (vide gráfico 1).

A redução do spread torna o investimento no tesouro Selic mais rentável, já que passa de 0,04% ao ano para 0,01% ao ano para quem compra.

Assim, comparando os rendimentos do Tesouro Selic com os da poupança, observávamos oscilações, podendo o primeiro, a depender da data, não ser exatamente superior aos da segunda (para investimentos em períodos de poucos dias).

As mudanças podem ser vistas no gráfico abaixo:

Importante observar que o rendimento da poupança é mensal, enquanto o tesouro Selic tem rendimento diário.

A mudança nas datas de investimento (de 2023 para 2025):

Desde fevereiro os investidores não encontram mais disponíveis para a compra o Tesouro Selic 2023, que foi substituído pelo Tesouro Selic 2025.

Essas mudanças ocorrem em razão da tributação do Imposto de Renda para investimentos do tipo.

Observando a tabela de tributação, temos:

Assim, o investidor tem mais tempo para deixar o dinheiro por mais de dois anos rendendo, tendo a chance de pagar apenas a alíquota mínima do IR (mudança que acontece com os títulos do tesouro direto).

No caso do investidor que tem compra programada para o Tesouro Selic 2023, precisará reprogramá-la para o Tesouro Selic 2025. O título continuará rendendo como sempre, não havendo mudanças nesse sentido.

As vantagens de se investir no Tesouro Selic consistem, especialmente, na facilidade do resgate dos valores, bem como em, normalmente, os rendimentos serem maiores que os da caderneta de poupança.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom! O IR é progressivo no tempo, como uma forma de o governo incentivar as pessoas a deixarem o dinheiro por grandes intervalos de tempo antes do resgate. continuar lendo